Encontro revisa Código de Ética
Acontece nessa terça-feira (29/11), em São Paulo, o II Encontro Regional de Revisão do Código de Ética Médica – Regiões Sul e Sudeste. O Diretor de Defesa do Exercício Profissional da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Márcio Fortini, acompanha as discussões promovidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A primeira reunião aconteceu em Recife, no dia 25 de outubro, e contou com cerca de 60 representantes das Comissões de Ética Médica da Região Nordeste. O grupo faz a análise de dezenas de propostas encaminhadas por profissionais e entidades locais que propõem ajustes no texto mais complexo e amplo que trata do exercício ético da medicina no País.
O Encontro Regional Sul e Sudeste é o segundo de uma série de três que tem o mesmo objetivo. Juntos, os delegados estaduais e a Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica fazem a triagem das propostas apresentadas. Em dezembro, em Brasília (DF), será a vez do Encontro Regional Norte-Centro-Oeste.
Os debates permitirão uma maior sintonia entre o Código de Ética Médica e os mais recentes avanços científicos e tecnológicos, assim como com as mudanças nas relações sociais, econômicas e jurídicas. Os representantes das entidades também destacaram o aspecto democrático do processo, no qual os médicos têm sido reiteradamente convidados a participar e contribuir.