login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Encontro HC UFMG

1 de setembro de 2022

 

Hospital das Clínicas da UFMG promove encontro e seminário sobre doação de órgãos

Setembro é o mês dedicado à campanha nacional de incentivo à doação de órgãos. Só em Minas Gerais, mais de seis mil pessoas aguardam na fila pelo transplante e pela chance de renascer. Com o intuito de diminuir o tempo de espera e potencializar o número de doações, foi criada a campanha Setembro Verde, alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 deste mês. Ações de conscientização estão programadas para acontecer no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, um dos maiores centros transplantadores de Minas Gerais.
Na vertente científica, o “VII Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, encontro online organizado pela CIHDOTT-HC/UFMG-Ebserh que vai discutir, entre 26 e 29 de setembro, o cenário atual dos transplantes e da doação de órgãos em Minas Gerais. Ele é gratuito, aberto à comunidade científica e sociedade por meio do Programa de Extensão da UFMG. Mais de um mil pessoas foram certificadas nos dois últimos anos, entre estudantes de várias áreas, profissionais de saúde e pessoas interessadas nos temas.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo Sympla. Haverá certificado para os participantes que assinarem a lista de presença online. A programação visa ampliar e aprofundar discussões de interesse na área de doação e transplantes de órgãos que passam por aspectos éticos, humanização dos serviços de saúde e acolhimento familiar no luto; a importante e oportuna doação de tecidos oculares; aspectos técnicos relativos à doação e transplantes; resultados e impacto na vida das pessoas transplantadas.
A palestra de abertura, "A Comunicação Terapêutica e seu papel na Humanização do cuidado com as famílias", será ministrada pela enfermeira Carmen Segóvia, da Organização Nacional de Transplantes da Espanha. A situação atual e as perspectivas dos transplantes pós-pandemia, o diagnóstico da morte encefálica, acolhimento e entrevista familiar, e os resultados dos transplantes realizados no HC-UFMG também integram a programação do seminário online.
Encontro
No dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, o HC-UFMG irá reunir transplantados, pessoas em fila de espera, equipe médica e interessados na causa no estacionamento do Campus Saúde, localizado no bairro Santa Efigênia. O evento, que terá início às 9h, contará com roda de conversa com médicos das equipes transplantadoras do HC-UFMG, depoimentos de transplantados, apresentação musical da banda dos Bombeiros MG e outras atividades. Haverá soltura de balões na cor verde representando as várias vidas salvas pelo gesto de amor que é a doação de órgãos.

Serviço

Encontro de Transplantados e Pessoas em Fila de Espera – HC-UFMG/Ebserh
27 de setembro de 2022
Das 9h às 11h30
Estacionamento do Campus Saúde da UFMG (Av. Alfredo Balena,190)
Entrada gratuita

“VII Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”
26 a 29 de setembro

Link para inscrições no seminário online

https://www.sympla.com.br/evento-online/vii-seminario-de-doacao-de-orgaos-e-tecidos-para-transplante-do-hc-ufmg-ebserh/1670551