Um encontro repleto de religiosidade e espiritualidade marcou a edição do dia 12 de agosto do AMMG Cultural com o tema ‘Descubra quem é você’. Mediado pelo diretor de Assuntos Culturais e Responsabilidade Social da AMMG, Marconi Gomes da Silva, o momento contou com a participação da pediatra e palestrante Filomena Camilo do Vale, mais conhecida como Dra. Filó.
A pandemia da Covid-19 trouxe reflexões e também questionamentos. As pessoas passaram a avaliar suas atitudes e a maneira como estão vivendo. Para Dra. Filó tudo isso nos ajuda a revelar quem somos, e quando entendemos que podemos unir fé e ciência a trajetória fica mais fácil. “Embora religião e ciência tenham caminhos distintos, e nós médicos fomos treinados desta forma, entendo que quem precisa ‘dessas asas’ somos nós, seres humanos.”
A palestrante reflete que atualmente, para entender a própria existência, as pessoas não questionam mais a existência de Deus, o consideram dispensável: “É como se as pessoas tirassem a essência do ser. Por exemplo, para o médico vai funcionar quando ele entender que a medicina é missão e não profissão. Lutamos pela vida e o autor da vida é o Senhor. Quando perguntamos quem somos devemos lembrar que só existimos pela vontade de Deus, mesmo que possamos provar a vida e a morte por meio da ciência”.
Dra. Filo, ao contar um pouco sobre sua vida pessoal e sua relação com a fé, explicou que o histórico de cada indivíduo e suas lutas colaboram para na formação do próprio ser. “Aos 17 anos me mudei sozinha para Belo Horizonte. Chorava todos os dias! Meu pai dizia que se eu reclamasse voltaria para minha cidade. Porém tive meu despertar com a medicina e com a renovação carismática. Foi tudo muito difícil. No entanto, nessa caminhada assumi tudo o que creio para ser quem sou hoje e comecei a me posicionar em cima disto”, conclui.
Reveja pelo canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=dQ0qus5Pj_c&t=4s