‘Dia mundial do coração’
Data: 30 de setembro, sábado
Horário: 9h às 12h
Local: Avenida Bandeirantes, 360, Vila Recreio – Betim
Para celebrar o ‘Dia mundial do coração’, a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMO), realiza ação aberta à comunidade no dia 30 de setembro, na avenida Bandeirantes, em Betim. Especialistas irão medir a pressão arterial, distribuir material educativo e orientar sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Com o slogan ‘Setembro do coração’, o alerta é para o grande número de mortes por cardiopatias registrado de janeiro a 20 de setembro deste ano. “O cardiômetro contabilizou 250 mil óbitos no país, lembrando que o problema ainda é a principal causa de morte entre os brasileiros”, explica o diretor da SMO, Evandro Guimarães.
No período de 2004 a 2014, as doenças do coração foram responsáveis por 3.493.459 óbitos, 29% do total, uma morte a cada 40 segundos em nosso meio, de acordo com a SMO. “As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes comparadas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que todas as causas de morte violenta e 6,5 vezes mais que todos as infecções, incluindo a Aids, destaca Guimarães.
De acordo com o cardiologista, o alerta, a prevenção e o tratamento adequado podem reverter essa grave situação. “Fatores de risco que devem ser relacionados à essa mortalidade compreendem a hipertensão arterial, o colesterol elevado, diabetes mellitus, o uso abusivo do álcool, tabagismo, sedentarismo, a obesidade e o stress psicoemocional”, acrescenta. Medidas simples podem ajudar a evitar e controlar as doenças cardiovasculares, como: prática de exercícios físicos, manter uma alimentação saudável equilibrada, controlar os níveis do colesterol, a pressão arterial e o diabetes, não fumar, moderar no uso de álcool e evitar o excesso de sal.
Evandro Guimarães aconselha a visita regular ao cardiologista, o uso correto dos medicamentos prescritos e cultivar os momentos de lazer. A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) apoia a ação que tem como parceiros a Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg) e o laboratório Hermes Pardini. Outras informações: (31) 3274 6839.