login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Dia Mundial da Sepse

12 de setembro de 2017

Dia 13 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial da Sepse, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência - Regional Minas Gerais (Abramede MG) promovem, a partir das 18h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), evento para debater sobre o tema, promover a troca de experiências entre os profissionais e esclarecer dúvidas.

As entidades aderem à campanha mundial, com o objetivo de alertar para esta doença que continua a causar, a cada ano, um número aproximado de seis milhões de óbitos em todo o mundo, a maioria dos quais passíveis de prevenção. A gestora de qualidade da Somiti e presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga, relembra que a síndrome mata uma pessoa a cada segundo no mundo, cerca de 15 a 17 milhões de casos registrados por ano, conforme divulgou o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas). A iniciativa das entidades é gratuita e direcionada a todos os profissionais que atuam na área da saúde, estudantes, residentes e preceptores.

Braga reforça que dentre os aspectos mais alarmantes sobre o tema está o desconhecimento da população e dos profissionais que atuam nas portas de entrada das unidades de saúde. "A sepse não é um problema apenas de pacientes já internados em hospitais e, na maioria dos casos, é de pessoas atendidas nos serviços de urgência e emergência. O tratamento adequado nas primeiras seis horas tem clara implicação no prognóstico e na sobrevida dos indivíduos", afirma.

X