Aconteceu nos dias 25 a 27 de maio, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto, o 12º Congresso Mineiro de Nefrologia e o 3º Simpósio Mineiro de Transplante Renal. Importantes nomes da nefrologia mundial estiveram presentes, dentre eles Paul Palevsky, James Tumlin e Vandana Dua Niyyar.
Na abertura compuseram à mesa, a presidente Sociedade Brasileira de Nefrologia, Carmen Tzanno, o presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Yussif Ali Mere Júnior, o diretor adjunto científico da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Agnaldo Lima, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Nilson Albuquerque Júnior, além dos integrantes da Sociedade Mineira de Nefrologia, Daniel Calazans, José Pazeli Júnior e José Neto.
Foi oferecido ainda o curso pré-congresso de ultrassonografia Point Of Care Nefrologia, coordenado pelo especialista José Muniz Pazeli Júnior, com a participação dos preceptores Marcus Gomes Bastos e Ana Luisa Vieira.
De acordo com a comissão organizadora do congresso formada por Daniel Calazans, presidente da SMN, José Muniz Pazeli Júnior, presidente do Congresso, Lilian Pires de Freitas do Carmo, José de Resende Barros Neto, Fernando das Mercês Lucas Júnior, Helady Sanders Pinheiro e Silvia Corradi de Faria, o número de inscritos ultrapassou as expectativas e a programação contou com um alto nível científico e temas de grande relevância na prática clínica.
Durante a programação foi homenageado o professor João Milton Penido com a comenda Antônio Paolucci pelo seu relevante papel na nefrologia mineira e realizado o lançamento do Choosing Wisely na nefrologia, capitaneado pelo especialista José Neto, da SMN em parceria com a SBN.
Ao final do evento, os participantes ainda puderam acompanhar a reunião envolvendo a ABCDT, SBN e sócios, objetivando oferecer o mesmo tratamento a todos os pacientes, não concordando com meio-reuso para soronegativos e não-reuso para soropositivos. “Nossa meta é o bem-estar e a segurança do paciente. Reuso zero com reembolso adequado. Revisão da portaria 389, da RDC 11 e aumento do reembolso por sessão de hemodiálise. Aguardamos a queda da coparticipação nas operadoras de saúde para diálise e a incorporação da DPA no rol da ANS”, reforçou o presidente da SMN que apresentou ainda antigas reivindicações à espera.
[tribulant_slideshow post_id="2665"]