login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Câncer de Mama em debate

6 de outubro de 2020

Webinar reúne informações importantes sobre câncer de mama

 

Na noite de segunda-feira, cinco de outubro, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Minas Gerais (CRM MG), o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerias (SBM MG), com o apoio da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Departamento de Cancerologia da AMMG e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC MG), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional MG (Sbem MG), Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Minas Gerais (SRMG), Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO), Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Minas Gerais (SBCP MG) e Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais (Sotamig) realizaram o Webinar: Informe-se com especialistas, em celebração ao Outubro Rosa.

A abertura foi feita pelo mastologista e secretário-Geral da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior, bem como a condução dos debates finais. O encontro contou com palestras importantes sobre o diagnóstico precoce; o papel da cirurgia reparadora, suas formas e indicações; a prática do exercício físico na prevenção e a necessidade de uma orientação individualizada de acordo com o estado de saúde do paciente; os cuidados paliativos em meio ao prognóstico do câncer de mama e como eles funcionam; fatos e ‘fakes’ sobre os exames de imagem para a detecção da doença; os tipos de medicamentos para o tratamento do câncer; os impactos na visão; obesidade como fator de risco, dentre outros.

Para o presidente do Departamento de Cancerologia da AMMG e diretor da SBOC MG, Gustavo Baumgratz, é preciso antes de tudo acolher a paciente, pois, na maioria das vezes ela chega ao consultório com muitas dúvidas e fragilizada, para depois só então entender o estadiamento da doença. “Assim, em conjunto com várias outras especialidades médicas, definir o plano de tratamento. Precisamos passar a ela que isso é uma fase transitória. Que os efeitos podem ser minimizados e que todo o apoio será dado durante esse percurso.”

Para o integrante da SBCP MG, Marco Aurélio Campos Peixoto, recuperar a autoestima da mulher é um dos pontos fundamentais. “Para aquelas que precisam passar pela mastectomia, a reconstrução mamária ajuda a diminuir a depressão e a sensação de mutilação, dando a essa mulher a retomada da feminização”, ressaltou.

Todos os especialistas, em unanimidade, reforçaram a importância dessa acolhida à paciente e a quem à cerca. “Ninguém adoece sozinho, toda a família ou amigos que estão ao redor de um ente que descobre um diagnóstico de câncer precisam ser cuidados também”, explica a vice-presidente da Sotamig, Daniela Charnizon.

Charnizon acrescenta que o paciente precisa estar no centro do tratamento, ser ouvido, dar a ele o controle dos seus sintomas e ser, sempre, comunicado e tratado como um indivíduo único que merece cuidados e respeitos.

Assista, em breve, todo o conteúdo deste webinar pelo Canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/sigaammg) da AMMG. As perguntas foram respondidas ao final do encontro e trazem uma série de esclarecimentos no combate, prevenção e tratamento do câncer de mama.