login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Campanha SBCP MG

10 de outubro de 2022

Outubro Rosa – Campanha da SBCP-MG reforça a importância da prevenção e cuidado com a saúde da mulher

O mês de outubro é mundialmente conhecido como o mês que marca a campanha e ações afirmativas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento é denominado Outubro Rosa e, durante todo o período, são compartilhadas informações sobre a doença, promovendo a conscientização, acesso aos serviços de diagnóstico, auxílio na busca de tratamento e reconstrução mamária.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, seguido pelo câncer de colo de útero. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos da doença no país, número que gera preocupação e reforça a importância do acompanhamento médico e prevenção, que possibilita um diagnóstico rápido e maiores chances de cura.

Os casos de câncer de mama são mais recorrentes em mulheres acima dos 40 anos e, apesar de raro, os homens também podem desenvolver a doença. O exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos anualmente e são realizados de forma gratuita pelo SUS. A mulher também deve fazer o autoexame, que é realizado através do toque dos seios, observando a existência de alguma alteração ou presença de nódulos no local. O autoexame não substitui a mamografia, mas é a forma que também contribui para o conhecimento do próprio corpo.

Atualmente existem vários tratamentos contra o câncer de mama e a evolução da ciência ajuda a prolongar e melhorar a qualidade de vida do paciente. Em caso de necessidade de retirada da mama, ou mastectomia, são os cirurgiões plásticos os responsáveis pela reconstrução mamária, procedimento muito importante para devolver a autoestima da mulher e sua qualidade de vida.

“A Campanha Outubro Rosa tem um destaque especial na agenda de ações da SBCP-MG por sua relevância e, sobretudo, por ser extremamente importante que nós, enquanto sociedade organizada, nos unamos para esclarecer, orientar e auxiliar a sociedade quanto à importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. É importante também lembrar que mulheres que precisaram ou precisarão passar pela cirurgia de retirada das mamas, a mastectomia, têm garantido o direito de realizar a cirurgia de reconstrução mamária que beneficia essas pacientes”, afirma o presidente da SBCP-MG, Vagner Rocha.

Colorir para alertar – Em decorrência da campanha, todos os anos, sedes de entidades, fachadas públicas e pontos turísticos são iluminados na cor rosa, em alusão à campanha de prevenção do câncer de mama. O mesmo acontecerá neste ano, quando a população poderá ver a cor rosa em vários edifícios pelo estado de Minas Gerais.

Mutirão de Reconstrução - Uma das ações mais importantes realizadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em virtude do Outubro Rosa, é o Mutirão de Reconstrução Mamária que, este ano, volta a acontecer. A ação deste ano é realizada em parceria com a Motiva Implantes e visa amenizar a espera pelo procedimento via SUS por meio das cirurgias que auxiliam no restabelecimento da autoestima das mulheres durante o processo de recuperação da doença. O primeiro mutirão foi realizado em 2011 pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, desde então as cirurgias de reconstrução mamária vem acontecendo em todo país.

A realização do mutirão é um ato solidário e todo o procedimento é feito de forma voluntária pelos médicos. As cirurgias serão realizadas durante o mês de outubro e atenderão, no total, 74 mulheres que aguardam na fila de espera do SUS para a realização do procedimento. As pacientes selecionadas para realização do procedimento estão isentas de qualquer tipo de despesa.

Em Minas, cinco hospitais estão mobilizados na participação do mutirão, sendo quatro em Belo Horizonte: Hospital das Clínicas EBSERH/UFMG; Hospital Alberto Cavalcanti; Hospital da Baleia; Bonica Hospital da Plástica BH; além do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberlândia e a Santa Casa de Juiz de Fora.

A Motiva Implantes, parceira da SBCP-MG, iniciou sua participação nos mutirões em 2018 e em 2021 conseguiu atender mais de 200 pacientes que aguardavam na fila do SUS com a doação das próteses para a reconstrução mamária. Esse ano a expectativa é ajudar cerca de 400 mulheres que vão participar do mutirão em todo país. Todas as próteses utilizadas serão doadas para a realização das cirurgias. Para Cristiano Almeida, representante nacional da marca, estar presente em mais um mutirão é colaborar para que mulheres que passaram pela luta contra o câncer de mama possam reconstruir suas vidas e encerrar esse ciclo da doença. “É devolver a autoestima e alegria para as pacientes que sentem que somente após a reconstrução mamária, podem realmente finalizar a batalha contra o câncer”, finalizou Cristiano.

Fonte: a2b Comunicação

X