O Ministério da Saúde antecipou o início da 21ª Campanha Nacional de Vacinação em todo o Brasil. Portanto, em Minas Gerais, a Campanha será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019
O dia D de Mobilização Nacional, será em 4 de maio. Para tanto, todos os estados se mobilizam para evitar males maiores.
Neste ano, a grande novidade é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Também fazem parte do público elegível para vacinação:
- Os adultos com 60 anos ou mais de idade;
- As gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto);
- Os trabalhadores da saúde;
- Os professores das escolas públicas e privadas;
- Os povos indígenas;
- Os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- A população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A antecipação do início da Campanha foi possível após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, portanto, 90% da população dos grupos prioritários.
Somente em Minas Gerais, há a estimativa de vacinar 6.018.977 pessoas. Neste ano, a estratégia portanto, será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação.
Veja o documento completo com a programação:
Informe_Cp_Influenza _ 28 02 2019 final