O Brasil conta comigo
O Ministério da Saúde criou o programa O Brasil Conta Comigo, para contratação especial de médicos que se interessem em atuar emergencialmente em locais onde houver necessidade extra de médicos, para enfrentamento à pandemia, como é o caso do Amazonas no momento atual.
A AMB está contribuindo para divulgar a iniciativa e exigindo do Ministério da Saúde a garantia de oferta de EPIs e de condições de trabalho: remuneração adequada (paga pelo Ministério da Saúde), incluindo insalubridade e adicional noturno (quando for o caso), infraestrutura para atendimento (medicamentos, respiradores e outros equipamentos e insumos fundamentais em um cenário como como o atual), alojamento e custos de deslocamento e de retorno à origem, quando necessários.
As federadas da AMB atuarão na vigilância quanto a entrega destas condições de trabalho para os médicos que aderirem ao programa, bem como as daqueles que já estão no enfrentamento à COVID-19.
No site da AMB (https://amb.org.br/…/2020_OBrasilContaComigo_manual-2020-05…) você encontrará um manual produzido pelo Ministério da Saúde com detalhamento do programa. O modelo de contrato será apresentado pelo Ministério na semana que vem, no qual as responsabilidades das partes e os direitos dos médicos estarão claramente pormenorizados, como a questão da remuneração.
Inscrições para a ação para o Amazonas: preencher o questionário FormSUS com a declaração de disponibilidade do profissional de saúde para atuar http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php…
Contem conosco!
Fonte: AMB