login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Bracher expõe na Otto Cirne

6 de junho de 2019

Carlos Bracher expõe na Galeria Otto Cirne

Nesta quinta-feira, 06 de junho, às 18h30, o artista plástico Carlos Bracher inaugura mais uma de suas exposições. Desta vez o palco será a Galeria Otto Cirne, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

Bracher pretende instigar a reflexão não somente para o público que frequenta a instituição, mas, principalmente, para os profissionais de psiquiatria e médicos, durante a XXI Jornada Mineira de Psiquiatria.

O evento acontece nos dias 20 a 22 de junho, no Centro de Convenções e Eventos da AMMG.

Para Bracher, expor em um local onde se discutirá a mente humana e suas contradições é importantíssimo.

“A arte é um conjunto profundo das discussões psíquicas. Talvez seja ela, a arte, a questão mais próxima da psiquê humana e que melhor traduz as obsessividades ocultas e invisíveis da mente,  dos fragores e injunções da alma humana’, diz ele.

Pintor impressionista, expressa sua arte através das cores e das formas, mundo com o qual convive desde a juventude.

“Tudo que penso, imagino  e sinto, está envolvido neste universo de profundas paixões e grandes encantamentos pela vida. A vida, no fundo, é o meu clamor. Embora meu primeiro encantamento seja pelo expressionismo de Auguste Rodin, o  impressionismo de Van Gogh é meu “deus”, afirma.

Bracher, que mesmo não tendo a personalidade de seu ídolo, identifica-se com o trabalho do mestre  e viaja naquela conturbada arte: “Meu trabalho é emoção,  é agonia , é descortesia. Ao pintar um quadro deixo de ser cerebral, entro em transe. Saio de mim para entrar na tela”, finaliza.

Quem é Carlos Bracher

Aos 62  anos de atividade, Carlos Bracher é considerado hoje um dos maiores artistas plásticos brasileiros da atualidade.

Nasceu em Juiz de Fora e desde quando se entendeu como artista enamorou-se inicialmente pelo expressionismo, movimento com participação importante do escultor francês  Rodin.

Depois foi Vincent Van Gogh, o atormentado pintor holandês, que passou a exercer um  grande fascínio no artista com seu impressionismo.

Desde 1959, Bracher vem emprestando sua arte ao mundo das telas e das esculturas.  Foram mais de 200 exposições individuais no Brasil e no exterior, além de participação em inumeráveis outras coletivas.

Diversos prêmios e honrarias fazem parte do seu cotidiano, destacando-se o Prêmio Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1967, que lhe rendeu exercer a sua arte por dois anos em Paris.

Entre 2014 e 2015, o Centro Cultural Banco de Brasil (CCBB) realizou a mostra Bracher: Pintura & Permanência, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, tendo atraído 455 mil visitantes, o que foi considerado o recorde de um artista brasileiro.

Evento:  Abertura da exposição de Carlos Bracher

Data/hora: 6 de junho de 2019 - quinta-feira - 19 horas

Local: Galeria Otto Cirne – Associação Médica de Minas Gerais

Endereço: Avenida João Pinheiro, 161 – centro – BH-MG

Informações: Fazito Comunicação

Vilma Fazito – Telefones: 3463 43 81 – 99975 3503