Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG) estão unidas em favor da Campanha - Cerveja também é álcool.
A Comissão de Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas da Associação Médica de Minas Gerais (Contad AMMG), apoia à Campanha
O objetivo é reunir dois milhões de assinaturas, visando projeto de lei de iniciativa popular para restringi a publicidade de bebidas alcoólicas.
A campanha quer, portanto, reduzir o consumo especialmente por crianças e adolescentes.
Pesquisa
Segundo Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), de 2012:
- Três em cada quatro adolescentes já haviam experimentado álcool.
- Cerca de 31,1% relataram seu consumo habitual.
- Um em cada quadro adolescentes disse ter sofrido algum episódio de embriaguez.
De acordo com a presidente da Contad AMMG, Maria das Graças Rodrigues, esclareceu que é preciso disseminar informações sobre prevenção e qualidade de vida.
A AMMG aprovou a iniciativa e contará com as demais entidades médicas para dar voz à campanha.
Entenda a proposta
A Lei Federal 9.294/96 restringe a publicidade de tabaco. No entanto, a de álcool fica restrita apenas para bebidas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay-Lussac (destilados).
A finalidade é a alteração do parágrafo único do artigo 1º da Lei Federal 9.294/1996.
Com a mudança, as restrições de publicidade passarão a abranger qualquer bebida, independente de sua graduação alcoólica.
Assinatura
Na recepção da AMMG (Avenida João Pinheiro 161, Centro, BH), você pode assinar a lista. Basta informar os números do RG e título de eleitor.