login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

AMMG Reviews atualiza especialistas

O AMMG Reviews, acessível por meio do Workplace AMMG, traz revisões de temas importantes das diversas áreas da medicina por meio de vídeo aulas.

O projeto começou em junho e já foram publicadas 17 aulas. “Nosso objetivo é trabalhar na atualização científica dos médicos e gerar fóruns de discussões em um ambiente seguro e restrito à comunidade médica”, afirma o diretor científico da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Agnaldo Soares Lima, Lima.

O primeiro conteúdo tratou do ‘Infarto Agudo do Miocárdio: atendimento inicial da sala de emergência’. A cardiologista e emergencista, diretora da Associação Brasileira de Medicina de Emergência - Regional Minas Gerais (Abramede MG) Amanda Santos Pereira, elogiou a iniciativa e disse que a escolha do tema se deve aos dados alarmantes apresentados pela patologia. “Em 2016 foram registradas 349.938 mortes por doenças cardiovasculares e a abordagem precoce do paciente com infarto na sala de emergência é decisiva”.

O diretor de comunicação da AMMG, vice-presidente da Sociedade Mineira de Oftalmologia, Luiz Carlos Molinari, falou sobre o ‘Diagnóstico diferencial do olho vermelho’.  Molinari optou pela apresentação do tema a partir de sete casos clínicos, permitindo aos colegas identificarem sintomas, diagnóstico e melhores formas de tratamentos e prevenção. O especialista também listou referências científicas, que podem ser obtidas na Biblioteca Virtual da AMMG.

A especialista em nutrição parenteral e enteral, Maria Isabel Toulson Davisson Correia, abordou ‘A terapia nutricional no Brasil: histórico e impacto no prognóstico dos pacientes’. Correia citou a importância de aumentar a consciência das equipes de saúde sobre o problema da desnutrição no país. Com mais de 100 visualizações, a aula foi comentada pela especialista em clínica médica Ivana Abdo Martins. “Há que se trabalhar muito, não só com o aporte de nutrientes, mas também com a escolha. Essa campanha é fundamental nos conceitos de segurança dos pacientes.”

A presidente da AMMG, a ginecologista e obstetra Maria Inês de Miranda Lima evidenciou a problemática do HPV e seu impacto nas diversas especialidades. A diretora científica adjunta da AMMG, a radiologista Luciana Costa abordou ‘Cistos pancreáticos incidentais’. Aline Lauda Freitas Chaves, especialista em câncer de cabeça e pescoço, falou sobre o tema e a mudança do perfil epidemiológico devido ao HPV. Segundo Chaves, esta é a quinta neoplasia mais comum em todo o mundo. No Brasil e na Índia, um dos tumores mais prevalentes é o de câncer de cavidade oral. Ela relatou dados do Inca que contabilizam 11 mil novos doentes por ano. “O que mostra a importância de discutirmos o assunto, que tem no cigarro, seguido do álcool, seus principais fatores de risco.”

A ‘Surdez súbita’ foi apresentada na aula da otorrinolaringologista  Jordana Carvalhais Barroso. Ela explicou que o diagnóstico diferencial inclui doenças infecciosas, hematológicas e neurológicas e considera a surdez súbita como uma afecção de etiopatogenia multifatorial. O pneumologista Fernando Ferreira Pereira tratou da ‘Atualização DPOC’.

As aulas:

‘Avaliação sorológica da imunidade contra Hepatite B e sua vacina’, com o pediatra e imunologista  José Geraldo Leite Ribeiro;

‘Abordagem da endometriose e dor pélvica crônica’, com a ginecologista Márcia Mendonça Carneiro;
‘Manejo da Crise de Asma no Pronto Atendimento’, pneumologista Flávio Mendonça;

‘Rastreamento e Diagnóstico do Câncer de Mama’, com o mastologista Gabriel de Almeida Silva Júnior;

‘Síndromes Hereditárias de Câncer de Mama’, José Cláudio Casali;

'Habilidades de comunicação: entrevista motivacional', médico da família e comunidade, Ricardo Alexandre de Souza;

'Transplante de Órgãos no Brasil', Agnaldo Soares Lima;

‘Maus Tratos na Infância e na Adolescência’, pelo ortopedista e traumatologista Bernardo Luís Fornaciari Ramos, também estão disponíveis.

O último tema publicado foi ‘Rastreamento do Câncer de Próstata’, com o especialista Eduardo Vitor de Castro.

Os interessados que ainda não utilizam o Workplace AMMG podem solicitar inclusão pelo e-mail: comunicacao@ammg.org.br.