NOTA OFICIAL
A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), mais uma vez, vem a público se manifestar sobre a pandemia da Covid-19. No momento em que o Brasil ultrapassa 210 mil mortes pela doença, infelizmente verificamos o relaxamento no seguimento das medidas sanitárias por parcela da população, levando ao aumento de casos e à sobrecarga dos serviços de saúde.
Junto às sociedades de especialidades, estamos acompanhando os desdobramentos da pandemia e, sobretudo, o trabalho incansável dos profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente, mesmo diante de tantos riscos, insegurança e incertezas. Procuramos informar a todos, preconizando o que está na ciência, além de cobrar das autoridades a efetivação da imunização contra o coronavírus com a tempestividade necessária.
Consideramos como uma primeira vitória para o cidadão brasileiro a aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na tarde do domingo, 17 de janeiro e o começo da distribuição para os estados. No entanto, o caminho ainda é longo para imunizar a todos! Independentemente deste início da aplicação das vacinas, é fundamental mantermos o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social.
É dever dos gestores em nível municipal, estadual e federal promoverem ações mais contundentes para o enfrentamento desta crise, conscientizando a sociedade e chegando finalmente à vacinação. Queremos ver as soluções de perto com a imunização de cada grupo, resguardando a todos o direito de acesso ao imunizante.
Cobramos maior celeridade na disponibilização e aplicação das vacinas, aprovadas com os devidos protocolos. Nos colocamos, inclusive, à disposição para participar da operacionalização desse processo. Estamos unidos, AMMG e sociedades de especialidades, na defesa da saúde e na luta pelo fim da pandemia.