AMMG ilumina sua sede de vermelho
Junho é o mês que celebra a importância da doação de sangue
O mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando portanto, o aumento da incidência de infecções respiratórias, além do aumento já registrado dos casos de dengue.
O resultado é uma queda significativa nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados. Para destacar a importância da doação de sangue nesse momento do ano, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) ilumina sua sede de vermelho.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.
De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pelo instituto Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017.
Em Minas, você pode conferir os postos de coleta pelo site: www.hemominas.mg.gov.br. No portal é possível saber também as exigências e restrições caso você queira ser um doador de sangue.