AMMG Cultural traz o tema ‘Crise: hora de crescer’
Filósofa e médico falam sobre as diferentes visões do crescimento, pessoal e profissional, em meio à pandemia do novo coronavírus
Inscreva-se: https://bit.ly/2XaZkvo
Às 19h30 do dia 27 de maio, quarta-feira, via Zoom Meeting, será transmitida uma edição do AMMG Cultural com o tema Crise: hora de crescer. A pandemia do novo coronavírus fez com o que mundo desacelerasse do ponto de vista econômico e social, e as pessoas passaram a enxergar a vida pelo lado das perdas e não da possibilidade do crescimento. A professora e filósofa Lucia Helena Galvão Maya e o diretor de Assuntos Culturais e Responsabilidade Social Marconi Gomes da Silva abrem um leque de opções sobre como transformar crise em oportunidade.
Lúcia Helena explica que, de maneira geral, crise não é um castigo por algo que tenha sido feito em algum momento, e sim um patamar que foi esgotado e passa a ser experimentado de forma diferente na vida e na interação com os demais. “É um momento delicado que exige vontade, determinação e coragem, além de muito discernimento para saber quais materiais se escolher para reconstruir a própria caminhada”, afirma. Com uma abordagem filosófica, ela reitera que crise é uma oportunidade para aperfeiçoamento: “é quase um renascimento da consciência mais elevada”.
Já Marconi Gomes avalia que o senso comum acredita que problemas sempre implicam a interrupção do processo criativo, como se estivéssemos regredindo por termos parado de crescer do ponto de vista econômico e pessoal, em função da pandemia. Será que devemos objetivar o retorno ao "normal" ou devemos abandonar essa ideia de volta à normalidade já que o período requer mudanças profundas e inadiáveis? "A hora de crescer é um momento que não pode ser desperdiçado, pois está sendo compartilhado mundialmente, não voluntariamente, mas por uma espécie de necessidade.” Ele levanta as questões: “Qual aprendizado o mundo terá em comum?; “Teremos ouvidos para captar as lições durante e após a crise?”; “Que oportunidades criaremos?”
Venha assistir, comentar, perguntar e dividir suas opiniões conosco!