Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais celebra 70 anos de fundação
Instituição alia tradição, modernidade e inovação em sua trajetória na área da Saúde e mais de 6.800 alunos formados ao longo de sete décadas
Em 1950, movido pela carência de médicos no Brasil e pela insuficiência de vagas ofertadas aos que desejavam cursar Medicina, em Minas Gerais, Lucas Monteiro Machado, doutor e professor, em conjunto com companheiros de profissão de Belo Horizonte, deu início ao sonho de fundar a Faculdade Ciênc
ias Médicas.
Após cinco anos de atividades, o curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) foi reconhecido, equiparado aos demais cursos ofertados no país, e a primeira turma de médicos se formou em 1956. Atualmente, além de Medicina, a faculdade oferece graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.
Ao longo dos seus 70 anos de existência, a FCM-MG tem sua história marcada pelo forte compromisso com os ideais de seus fundadores. "O propósito com uma formação de excelência e a preocupação com a qualidade na formação dos profissionais da Saúde, assim como, com a formação moral e ética, fundamental ao exercício das atividades no segmento da saúde, nos acompanha desde a fundação de nossa instituição", destaca Dr. Wagner Eduardo Ferreira, Presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da FCM-MG.
A FCM-MG é considerada a melhor faculdade privada de Minas Gerais no curso de medicina, segundo nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) - 2019, e a segunda melhor do Brasil. Integra o seleto grupo de 2% das instituições de ensino superior do Brasil, que já possui nota máxima (5) do MEC nos cursos de Medicina e Fisioterapia. Esse resultado se deve ao mérito de oferecer sempre ensino de excelência, ao longo de 70 anos. A Instituição também possui certificação ISO 9001, reconhecimento isento e criterioso que evidencia o alto nível do ensino oferecido.
70 anos de fundação
Para celebrar esse marco em sua trajetória, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) realiza, em 10 de novembro, live comemorativa, que será transmitida diretamente do Teatro Feluma, pelos canais do YouTube da Faculdade Ciências Médicas (www.youtube.com/faculdadecmmg) e do Teatro Feluma (https://www.youtube.com/TeatroFeluma/).
O evento terá em sua programação, entre outras atrações, o lançamento do Atlas comemorativo dos 70 anos da FCM-MG, homenagens aos que contribuíram para a história da Faculdade e apresentação musical do cantor e compositor Lô Borges, um dos integrantes do prestigiado Clube da Esquina. O público poderá apreciar canções consagradas como "Quem sabe isso quer dizer amor", "O trem azul", entre outros sucessos.
Sobre a FELUMA
A Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) é uma instituição filantrópica, com 70 anos de história, que se dedica às atividades de ensino, pesquisa e assistência social por meio da prática educacional aplicada à saúde. Mantenedora da Faculdade, Pós-graduação, Ambulatório, Hospital Universitário, Instituto de Olhos, Cirurgia Robótica - instituições sob a chancela Ciências Médicas - MG, Instituto AGOS, uma empresa especializada em processos de seleção e avaliação de candidatos, e o Teatro Feluma, espaço, com um ano de existência, que integra educação, ciência e cultura. O nome Feluma constitui homenagem ao idealizador da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, o Professor Lucas Monteiro Machado, a segunda mais antiga faculdade de Medicina de Minas Gerais, criada em 1950.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Faculdade Ciências Médicas - Feluma