Comissão de Controle do Tabagismo da AMMG alerta população
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior causa evitável de morte no mundo. Anualmente, o tabagismo causa cerca de seis milhões de mortes no mundo: cinco milhões em fumantes ativos e mais de 600 mil em pessoas expostas ao tabaco ambiental (tabagismo passivo), sendo que mais de ¼ destas são crianças. No Brasil, são cerca de 130 mil mortes por ano. Destas, pelo menos 2.655 (sete mortes/dia) ocorrem em tabagistas passivos, dos quais 60,3% são mulheres.
Segundo a presidente da Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de outras Drogas da Associação Médica de Minas Gerais (Contad - AMMG), Maria das Graças Rodrigues, é preciso conscientizar as pessoas sobre o problema. “O tabaco é a única droga legal que mata a metade dos seus usuários regulares. Todos estes produtos contêm 4.720 substâncias tóxicas, entre as quais a nicotina, a droga psicoativa que causa a dependência”, afirma. Durante o evento Saúde na Praça, realizado no último sábado (27), na Praça da Liberdade, pela AMMG, a Contad orientou a população e realizou o exame de espirometria (capacidade pulmonar) e orientações sobre câncer de pulmão e tabagismo, em parceria com a Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica.
Rodrigues ressalta que o tema da campanha deste ano é ‘Mostre Atitude’. “Ele foi escolhido pelo fato do Brasil estar sediando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a prática de atividades físicas ser um fator importante de proteção para diversas doenças, em especial as doenças crônicas não transmissíveis.” A especialista esclarece que ao consumir produtos de tabaco, os praticantes de esportes apresentam aumento dos batimentos cardíacos e têm maior resistência à entrada de ar nos pulmões, o que leva à redução da sua performance: ficam cansados com mais facilidade, com menor condicionamento físico e com reações mais lentas. “Durante o processo de cessação do tabagismo, a prática de atividades físicas é muito importante. Contribui para diminuição dos sintomas de abstinência e mudanças de humor, bem como para a redução do ganho de peso e facilita a adoção de outros comportamentos saudáveis”.
Fonte: Contad AMMG