Espaço Cultural Otto Cirne

‘Otto Cirne’ recebe ‘Figuras Urbanas’

IMG_20170403_121400263Obras em nanquim, acrílica e óleo sobre tela compõem a exposição da artista plástica Scharlé, aberta ao público, no Espaço Cultural Otto Cirne, durante o mês de abril. As peças da mostra ‘Figuras Urbanas’, segundo a autora, estabelecem uma conversa entre o expectador, pois as pessoas estão inseridas no espaço urbano.

Quando estava no meio do curso de Comunicação Social, Scharlé percebeu o seu gosto pelo desenho e começou a estudar a matéria com a professora mineira Solange Botelho. Após o término da faculdade, o mundo artístico ganhou um espaço maior em sua vida com uma pós-graduação em arte contemporânea.

Passados mais de 14 anos, a artista plástica têm se dedicado à pintura e baseado suas obras no expressionismo. “Considero este meu estilo, pois sou fascinada pelas expressões das pessoas, pelos semblantes e sentimentos. Produzo minhas observando a postura e o olhar de cada indivíduo.”

Para a exposição ela conta ter se inspirado no cotidiano das pessoas. “Trabalhei com os eventos que têm acontecido no país. Dependo de como estou no dia, retrato e transpareço aquilo na figura e as cores também expressam o que sinto.”

Scharlé produz em ateliê próprio e afirma que, de vez em quando, faz cursos para aprender um pouco mais e matar saudades de colegas. Entre os artistas que admira estão o espanhol Pablo Picasso, que foi o pai da arte moderna, segundo a artista, porque, também conforme ela, ele enxergava além do que as pessoas viam. Atualmente, para ela, o francês Marcel Duchamp, que, em sua opinião, foi o pai da arte contemporânea, despertava sentimentos.

Pela primeira vez na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), já participou de mais de 100 exposições e tem obras fixas em sete locais de Belo Horizonte. Para a artista, viver somente de arte depende muito da região: “Em BH, por exemplo, a pessoa precisa ser reconhecida mundialmente, correr atrás, porque a jornada é difícil”. Interessados em adquirir as telas podem contatar a artista diretamente.

A mostra ‘Figuras urbanas’ fica exposta até o final do mês de abril. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

Onde:
O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.

Horário de Visitação
8h às 21h

Exposições:
São aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.

Mais informações: comunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608

Agenda dos expositores
Janeiro Dr. Wallace Alves
Fevereiro Braulio Bittencourt
Março Valdete Lino
Abril Joanna Scharlé de Vasconcelos
Maio Alcena Maria
Junho Marcelo de Paula
Julho
Agosto Renato Cançado Ferreira Gontijo
Setembro Judson Oliveira
Outubro Programação Especial da Semana do Médico
Novembro Stela Araújo &
Marcos Wilke Alves
Dezembro