Espaço Cultural Otto Cirne

Exposição celebra Belo Horizonte

Antecipando o aniversário da capital mineira, celebrado em 12 de dezembro, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga a exposição ‘Belo Horizonte – 120 anos’, durante o mês de novembro. Os fotógrafos Marcos Wilke e Stela Araújo produziram 18 imagens em preto e branco sobre a cidade, segundo eles, rica em história, arquitetura e arte.

Com o intuito de mostrar um olhar mais artístico, estético, delicado e despertar nas pessoas uma maneira diferente de observar o município, suas belezas e encantos, surgiu o ensaio sobre Belo Horizonte. “Esperamos que o público sinta por meio das fotografias toda a nossa percepção”, revelam os fotógrafos.

O engenheiro mecânico e perito Marcos Wilke e a arquiteta urbanista Stela Araújo se conheceram na pós-graduação, em 2010. A amizade se transformou em namoro e em parceria de trabalho: “A fotografia sempre existiu no nosso dia a dia, na arquitetura, nas perícias e na elaboração de laudos técnicos. Fizemos iniciação em fotografia durante os cursos de arquitetura e engenharia, porém nos consideramos autodidatas”, revela Stela Araújo.

Os artistas explicam que o prazer em fotografar despertou a vontade de retratar a maneira bem detalhista como eles veem o mundo. A trajetória do casal começou em viagens, nas quais regressavam com milhares de fotos. No início, a arquiteta recebeu encomendas de seus clientes para decoração de suas casas e, em seguida, ambos passaram a expor na galeria Urban Arts, de Belo Horizonte.

Como linha de trabalho mais importante consideram a fotografia conhecida como ‘Fine Art’, aquela produzida por impulso artístico e estético, mas também atuam com fotografia documental e comercial. Marcos Wilke e Stela Araújo têm como exemplo profissional a seguir o reconhecido fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado: “Ele é um ícone, contudo há inúmeros profissionais exemplares no mercado que contribuem para nossa formação”, avaliam.

Wilke conta que há outras linhas de trabalho que os inspiram, como a minimalista, macrofotografia e ‘black & white, embora fotografar seja um aprendizado constante e um desafio diário para eles. As peças foram imprensas em canvas (tecido especial para impressão fotográfica) da marca alemã Hahnenuhle Monet Canvas 410 gramas, 100% algodão, emolduradas em caixa. Todas as peças da exposição são a primeira tiragem do ensaio sobre Belo Horizonte e estão disponíveis para venda.

‘Belo Horizonte – 120 anos’ fica em exposta até o final do mês de novembro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

 

Previous Image
Next Image

info heading

info content


Serviços
Agenda dos expositores