A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) nasceu no dia 19 de janeiro de 1946, quando os médicos já se organizavam em sociedades de especialidades, na capital mineira.

O professor Otto Cirne, titular da Diretoria de Saúde Pública na época, orientado juridicamente, propôs a criação de uma entidade única, que congregasse todas as especialidades. Foi constituída uma diretoria provisória, comandada pelo próprio Otto Cirne, primeiro presidente da AMMG.
Nesta época, a Associação era a única instituição representativa da classe no estado e passou a desenvolver, de forma crescente, atividades científicas, sociais e culturais, bem como defender os interesses de seus associados e comunidade.

Em 1948, o segundo presidente, Henrique Marques Lisboa, trabalhou para conseguir a sede própria, resultando na compra do prédio na Avenida João Pinheiro, onde está sediada até hoje. A cada gestão, foram efetuadas melhorias, investimentos na educação continuada, ampliação dos serviços oferecidos aos associados e presença constante junto às filiadas em todas as regiões do estado.

Missão e valores

  • Promover a valorização da atividade médica, favorecendo o desempenho profissional com ética e responsabilidade, por meio da educação continuada e da integração social, participando de todos os níveis da formação e aprimoramento do médico.

  • Promover a valorização da atividade médica
  • Ética; Credibilidade; Disponibilidade; Associatividade; Auto-sustentação; Representatividade; Atualização Científica; Defesa da atividade médica.

Linha do tempo