Diretorias

Maria Inês de Miranda Lima, Presidente
Graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1981. Fez residência em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado em 1986 e doutorado em 2004 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como chefe da Clínica Ginecológica I da Santa Casa de Belo Horizonte. Na Sogimig, atuou como diretora Cultural, de Defesa Profissional e coordenação da vice-presidência, tendo ocupado a presidência na gestão 2013/2014. Atuou como membro do Conselho Social e Fiscal na Unimed BH. Exerce o cargo de diretora de Defesa Profissional da ABPTGIC e membro da Comissão Estadual de Defesa do Médico da AMMG, assuntos legislativos.
Fábio Augusto de Castro Guerra, Vice-Presidente
Graduou-se em 1988 pela UFMG. Residência médica em pediatria pelo Hospital das Clínicas da mesma instituição. Médico da Prefeitura de Belo Horizonte, onde atualmente atua na regulação municipal. Possui especialização em terapia intensiva pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria/AMB. Especialização em Supervisão Hospitalar pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Presidiu a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) na gestão 2007/2009. Na AMMG, atuou como diretor administrativo adjunto na gestão 2008/2011, diretor administrativo na gestão 2011/2014 e diretor de Benefícios na gestão 2014/2017. Conselheiro efetivo e presidente do Conselho Regional de Minas Gerais (CRM MG).
Gabriel de Almeida Silva Júnior, Secretário Geral
Ginecologista e mastologista. Graduou-se em 1989 pela UFMG, onde também fez residência e mestrado. Em 2003, concluiu MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais (SBM-MG) entre 2001 e 2004 e vice-presidente Sudeste da SBM, na gestão 2010/2013. É membro do serviço de Mastologia da URS Sagrada Família e do Hospital das Clínicas da UFMG. Atuou como conselheiro do CRM MG em 2007 e 2008 e é membro do Conselho Social da Unimed-BH. Foi um dos fundadores da Credicom e secretário-geral da AMMG nas gestões 2005/2008 e 2008/2011. É atual vice-presidente da Associação.  
Regina de Fátima Barbosa Eto, 1ª Secretária
Graduou-se em 1981 pela UFMG. Residência médica em pediatria. Foi gerente de saúde da Geap de 1997 a 2000. Pós-graduada em dermatologia em 2004, em Auditoria Médica, em 1998, e em Gestão de Saúde pela FGV. Trabalha no Hospital João XXIII desde 1985. Foi diretora técnica entre 2002 e 2006. Atuou como auditora no Hospital Madre Teresa e, no período de 2010 a 2012, foi diretora técnica. Integrou a diretoria do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG) nas gestões 1998/2000, 2001/2003 e 2008/2011. Foi diretora de Promoções Culturais na AMMG entre 2008/2011 e 2011/2014, e primeira secretária geral em 2014/2017. É conselheira do CRM MG.
Maria Aparecida Braga, Diretora Financeira
Graduou-se em 1982 pela UFJF. Especializou-se em clínica médica, cardiologia, nutrologia, medicina intensiva e administração em saúde. Concluiu MBA em Gestão de Saúde e de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), respectivamente em 2005 e 2010. É doutora em medicina pela UFMG e coordena desde 2004 a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dia e Maternidade Unimed BH e o departamento de qualidade e marketing da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti). Presidente fundadora da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede MG) e diretora de promoção de eventos da AMMG. Em 2016 foi agraciada com a Comenda Honra à Ética do CRMMG.
Alcebíades Vitor Leal Filho, Diretor Financeiro – Adjunto
Formou-se em 1983 pela UFMG. Fez residência em anestesiologia no Hospital das Clínicas da mesma universidade. Durante dois mandatos foi conselheiro do CRM MG. Em 2000 e 2001, assumiu a presidência da Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (Samg). Atua como preceptor na residência em anestesiologia do Hospital das Clínicas da UFMG, onde presta atendimento. Na AMMG, foi diretor de Defesa do Exercício Profissional Adjunto – Remuneração nas gestões 2005/2008 e 2008/2011, onde ocupa o cargo atualmente. Também atuou como coordenador da Comissão Estadual de Honorários Médicos no mesmo período.
Odilon Gariglio, Diretor Administrativo
Graduou-se em 1997 pela UFMG. Fez residência em cardiologia na Santa Casa de BH. Possui título de especialista em cardiologia e de ergometria pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)/Associação Médica Brasileira. Doutor pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa. Atua como coordenador do Serviço de Métodos Gráficos do Minascor Centro Médico. É o atual diretor de Projetos e Pesquisas do Sinmed, diretor Científico da Sociedade Mineira de Cardiologia, diretor Presidente da Revista Médica de Minas Gerais, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa, conselheiro Administrativo da Coopmed, e delegado estadual e federal da SBC.
Ricardo Alexandre de Souza, Diretor Administrativo Adjunto
Pesquisador graduado em medicina pela UFMG. Mestre em Saúde Pública pela mesma instituição, com ênfase em epidemiologia e Doutorando em Lazer pela UFMG. É professor da Universidade Federal de Minas Gerais, no departamento de Pediatria na área de Medicina de Família e Comunidade e titulado na área. Trabalha com abordagem sistêmica e familiar. Coordenador do Estágio Opcional em Atenção Primária. Assessor de Pesquisa da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Professor responsável pela Liga Acadêmica em Medicina de Família e Comunidade da UFMG e Residência Médica do HC-MFC-UFMG. Atualmente é Secretário Geral da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade.
Agnaldo Soares Lima – Diretor Científico

Cirurgião do aparelho digestivo, dedicado à cirurgia hepato-biliopancreática e transplantes de fígado. Graduado pela UFMG em 1987, fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da UFMG (1987-1990) e formação em transplantes de fígado na Université Louis Pasteur, em Strasbourg, França (1991-1993). Título de Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Mestre em Cirurgia Abdominal, Doutor em gastroenterologista, é professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG desde 1996. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFMG. É diretor Científico-Adjunto da AMMG.

Luciana Costa,Diretora Científica Adjunta
Graduou-se em 1994 pela UFMG. Concluiu em mestrado em 2005, e doutorado em 2015 na mesma instituição. Residência em radiologia e diagnóstico por imagem no Hospital das Clínicas da UFMG. É titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e faz parte da Comissão Científica. Foi professora do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG de 2010 a 2017. É radiologista do Instituto Hermes Pardini, sendo coordenadora do Núcleo Especializado de Imagem em Gastroenterologia e Oncologia. É membro da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Minas Gerais (SRMG) desde 2004, onde foi diretora científica durante duas gestões. É diretora científica da AMMG.
Juraci Gonçalves de Oliveira, Diretor de Defesa do Exercício Profissional
Graduou-se em medicina pela UFMG, em 1990. Atuou como médico generalista exercendo o cargo de diretor clínico da Fundação Hospitalar Santo Antônio, no município de Jaboticatubas (MG), entre 1990 e 1993. Especializou-se em anestesiologia pelo Hospital da Baleia, em 1995. Concluiu pós-graduação lato sensu em Terapia Intensiva pela Universidade Unimed e, em 2013, a especialização em Gestão de Negócios em Saúde pela mesma instituição. Atua como anestesiologista efetivo no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, desde 1995. Exerce o cargo de diretor de Defesa do Exercício Profissional para Assuntos de Remuneração da AMMG e é o coordenador da Comissão Estadual de Honorários Médicos desde 2011.
Marcelo Versiani Tavares, Diretor de Defesa do Exercício Profissional para Assuntos Legislativos
Graduou-se em 1994 na UFMG. Realizou residência médica em cirurgia geral no Hospital Vera Cruz e especializou-se em cirurgia plástica no Hospital Felício Rocho, onde é preceptor. Cursou MBA em Gestão Hospitalar na FGV. Foi diretor financeiro da Copimef e membro do Conselho Social da Unimed-BH. No Hospital Lifecenter, coordena a cirurgia plástica desde 2002. Foi vice-diretor clínico e membro da comissão de ética por vários mandatos. Na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) foi da comissão do Departamento de Ensino e Serviços Credenciados (Desc) e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Minas Gerais (SBCP MG) foi da comissão científica, secretário regional em duas gestões, e é o atual presidente. É bacharel em direito pela Dom Helder Câmara e mestrando na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Márcio Silva Fortini, Diretor de Defesa do Exercício Profissional para Assuntos de Remuneração
Formou-se pela UFMG, em 1980.  Fez residência em otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da mesma instituição. É mestre em pediatria pela UFMG. Foi presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia (SMORL), 2008/2011 e atualmente é secretário adjunto da entidade. É membro do Comitê de Defesa Profissional da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF). É diretor de Defesa do Exercício Profissional da AMMG e membro fundador da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica. É também diretor de Proteção ao Paciente da Associação Médica Brasileira.
Paulo Bastianetto, Diretor de Benefícios
Graduou-se em 2002 pela UFMG. Fez residência em cirurgia geral, no período de 2002/2003 pelo Hospital da Baleia e angiologia e cirurgia vascular, entre 2004/2005, pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Título de especialista na área de atuação de angiorradiologia e cirurgia endovascular pela SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). International Member da Society for Vascular Surgery (SVS-EUA). Atua na gestão da SBACV-MG como Tesoureiro e é coordenador do serviço de angiologia, cirurgia vascular e endovascular da Rede Mater Dei de Saúde.
Luiz Carlos Molinari Gomes Diretor de Comunicação e Marketing
Formou-se, em 1979, pela UFMG. Residência em pediatria, em 1981, pela Fhemig; em Oftalmologia pelo Instituto Hilton Rocha (1989); retina e uveítes (1991) e uveítes (1996), pela Federal. Especialização em retina, vítreo e uveítes pela Louisiana State University (EUA), (1997/1998). Doutor em oftalmologia, especialização em Psicossomática e Psicologia Médica (2003); gestão de negócios (2005), Psicanálise (2008), pela UFMG. Aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica pela Harvard University (2010/2011) e em Terapias cognitivo-comportamentais - pela UFMG (2011/2012). Vice-presidente da Sociedade Mineira de Oftalmologia. Professor convidado e tutor na Faculdade Medicina da UFMG.
Francisco Carlos Salles Nogueira Diretor Adjunto de Comunicação e Marketing
Ortopedista Pediátrico. Graduou-se em 1986 pela UFJF. Fez residência em Ortopedia no HC-UFMG. Mestre em Ortopedia, professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e ex-professor da UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), regional Minas Gerais, em 2011. Presidiu o 17º Congresso Mineiro de Ortopedia em 2012 e o 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia em 2016. Membro das diretorias 2012, 2013 e 2016 da SBOT. É delegado da AMB, presidente das Campanhas Públicas da Sbot, coordenador da Ortopedia Pediátrica da Rede Mater Dei, secretário Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e membro editor da revista International Orthopaedics.
Marconi Gomes da Silva, Diretor de Promoções Culturais
Graduado em medicina pela UFMG, possui residência de Clínica Médica na Santa Casa de Belo Horizonte e Cardiologia/Ecocardiografia no Hospital Felício Rocho. É diretor clínico da Sportif - Clínica do Exercício e do Esporte, Ecocardiografista da Clínica Baeta Vianna e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atual secretário geral da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe). É também membro do Comitê de Cardiologia do Esporte da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) e da Comissão de Cardiologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Tem experiência na área de medicina, com ênfase em cardiologia e medicina do exercício e do esporte.
Paulo Roberto Repsold, Diretor de Assuntos do Interior
Graduado, em 1992, pela UFMG, fez residência em psiquiatria e psiquiatria forense (Instituto Raul Soares), e pós-graduação em Criminologia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) pela e Polícia Civil. Perito psiquiatra forense do Sistema Prisional de Minas Gerais e diretor do Hospital da Polícia Civil. Atuou como psiquiatra nas prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e como perito psiquiatra forense do Fórum de Contagem e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Foi coordenador de Saúde Mental; presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas de Belo Horizonte (CMPD-BH); tesoureiro da Associação Mineira de Psiquiatria; e diretor da AMMG em outras duas gestões. É membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CRM MG.
Armando Fortunato Filho, Diretor Adjunto de Assuntos do Interior
Graduado em medicina pela UFMG em 1988, onde também fez especialização em Medicina do Trabalho e Sanitarismo. Oficial Médico da Força Aérea Brasileria (FAB) em 1989. Médico-Legista da Polícia Civil/MG desde 1990. Especialista em Medicina do Tráfego pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Ex-conselheiro do CRM MG e fundador da Delegacia Regional do CRM em Varginha, em 2004. Presidiu a Associação Médica de Varginha (AMV) por dois mandatos (2008/2014), e ocupa o cargo de diretor de Patrimônio. Coordenou Jornadas Sul Mineiras de Medicina do Trabalho, Medicina-Legal/Direito Médico. Médico perito em várias Comarcas do Sul de Minas desde 1997. Vereador (PSB) por dois mandatos (2009/2016). Bacharel em direito (Fadiva), em 1998.  
Lineu Henriques Camargos Júnior, Diretor Adjunto de Assuntos Interior
Graduou-se em 1991 pela Universidade Estadual de Montes Claros. (Unimontes) Especialista em cirurgia plástica e mestre em saúde pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui MBA em Gestão de Empresas pela FGV. Foi titular dos serviços de cirurgia plástica dos hospitais Universitário e São Lucas de Montes Claros e diretor Clínico desta última instituição. Participou da Comissão de Revisão e Redação do atual Código de Ética Médica. Ex-secretário de saúde em municípios da Bahia e Minas Gerais. É delegado titular da AMB e diretor da AMMG no norte de Minas. Atual presidente da Associação Médica de Montes Claros. É conselheiro municipal de saúde nesta cidade.
Manoel Neves Torres Neto, Diretor Adjunto de Assuntos Interior
Médico do trabalho, fisiatra e ortopedista, graduado em 1970 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (EMC-Unirio). Fez residência médica no Hospital São Zacarias – RJ. É membro titular da Sbot. Foi diretor clínico da Casa de Caridade Hospital São Paulo por dois mandatos, de 1993 à 1997. Presidiu a Sociedade Médica de Muriaé (SMM) na gestão 2008/2011 e atuou como diretor financeiro da entidade entre 2005/2008. É chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia da Casa de Caridade Hospital São Paulo e presidente da União das Regionais da Zona da Mata (Urezoma). Diretor financeiro da SMM para a gestão de 2014/2017.
Roberto Carlos Machado, Diretor Adjunto de Assuntos Interior
Ginecologista, graduou-se em 1979 pela Faculdade de Medicina da UFJF. Concluiu residência médica no Rio de Janeiro, possui mestrado em saúde da mulher com ênfase em reprodução humana pela UFMG. Fundador da Associação de Obstetras e Ginecologistas do Leste Mineiro (Sogileste), sendo por duas vezes presidente da entidade. Foi vice-presidente da regional da Sogimig, por dois mandatos, e também vice-presidente da Associação Mineira dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), entre 2014/2016. É membro do conselho deliberativo da Unimed GV e presidente da Associação Médica de Governador Valadares (AMGV), e já está em sua segunda gestão.  
Melicegenes Ribeiro Ambrósio, Diretor Adjunto de Assuntos Interior
Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), em 1970. Residência Médica em pediatria no Hospital de Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Especialista em pediatria e medicina social e preventiva. Mestrado em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da mesma universidade nas áreas de medicina preventiva e comunitária e ética médica, durante 38 anos. Conselheiro do CRM MG, durante 20anos. Membro do Conselho Fiscal da AMMG, do Conselho Consultivo da Unimed de Uberlândia e do Conselho Consultivo da Sociedade Médica de Uberlândia (SMU). Delegado adjunto do CRM MG na cidade.
Diretorias Anteriores

32ª Diretoria • 2014-2017

Presidente: Dr. Lincoln Lopes Ferreira - Presidente

Vice-Presidente: - Dr. Gabriel de Almeida Silva Júnior

Secretário Geral: Dr. Alcebíades Leal Filho

1ª Secretária: Dra. Regina Fátima Barbosa Eto

Diretor Financeiro: Dr. Rogério Caldeira

Diretor Financeiro Adjunto: Dr. Luiz Carlos Molinari

Diretor Administrativo: - Dr. Mauro Gualberto Coelho

Diretor Administrativo Adjunto: Dr. Odilon Gariglio Alvarenga de Freitas

Diretora Científica: Dra. Luciana Costa Silva

Diretor Científico Adjunto: Dra. Agnaldo Soares Lima

Diretor de Defesa do Exercício Profissional: Dr. Márcio Silva Fortini

Diretora Adjunta de Def. do Exercício Profissional para Assuntos Legislativo:  Dra. Maria Inês de Miranda Lima

Diretor Adj. de Def. do Exercício Profissional para Assuntos de Remuneração: Dr. Juraci Gonçalves de Oliveira

Diretora de Benefícios: - Dr. Fábio Augusto de Castro Guerra

Diretor de Comunicação e Marketing:Dra. Ruth Borges Dias

Diretor de Comunicação e Marketing Adjunto: Dr. Paulo Bastianetto

Diretor de Promoções Culturais: Dra. Maria Aparecida Braga

Diretor de Assuntos do Interior: Dr. Paulo Roberto Repsold

Diretor de Assuntos do Interior Adjunto: Dr. Lineu Henriques Camargos Júnior

Diretor de Assuntos do Interior Adjunto: Dr. Manoel Torres Neto

Diretor de Assuntos do Interior Adjunto: Dr. Melicégenes Ribeiro Ambrósio

31ª Diretoria • 2011-2014

Presidente: Dr. Lincoln Lopes Ferreira - Presidente

Vice-Presidente: - Dr. Gabriel de Almeida Silva Júnior

Secretário Geral: Dr. Alcebíades Leal Filho

1ª Secretário: Dra. Maria do Carmo Barros de Melo

Diretor Financeiro: Dr. Paulo Roberto Repsold

Diretora Financeira Adjunta: Dra. Márcia Mendonça Carneiro

Diretor Administrativo: - Dr. Fábio Augusto de Castro Guerra

Diretor Administrativo Adjunto: Dr. Breno Figueiredo Gomes

Diretora Científica: Dra. Luciana Costa Silva

Diretora Defesa do Exercício Profissional: Dr. Márcio Silva Fortini

Diretor Defesa do Exercício Profissional Adjunto - Remuneração: Dr. Juraci Gonçalves de Oliveira

Diretora Defesa do Exercício Profissional Adjunta - Legislativo:  Dra. Cristiana Fonseca Beaumord

Diretora de Benefícios: - Dr. José Maria Peixoto

Diretor de Comunicação e Marketing: Dra. Maria Aparecida Braga

Diretor de Comunicação e Marketing Adjunto: Dr. Mauro Gualberto Coelho

Diretor de Promoções Culturais: Dra. Regina Fátima Barbosa Eto

Diretor de Assuntos do Interior: Dra. Ruth Borges Dias

Diretor de Assuntos do Interior Adjunto: Dr. Delano Carlos Carneiro

30ª Diretoria • 2008-2011

Presidente: José Carlos Vianna Collares Filho,

Vice-Presidente: Afrânio Donato de Freitas

Secretário Geral: Gabriel de Almeida Silva Júnior

1º Secretário: Maria do Carmo Barros de Melo,

Diretor Financeiro: Samuel Onésimo Taioba Junior

Diretor Financeiro Adjunto: Márcia Mendonça Carneiro

Diretor Administrativo: Fábio Augusto de Castro Guerra,

Diretor Administrativo Adjunto: Leonardo Padovani Trivelato

Diretor Científico: José Côdo Albino Dias

Diretora Defesa do Exercício Profissional: Cristiana Fonseca Beaumord

Diretor Defesa do Exercício Profissional Adjunto - Remuneração: Alcebíades Vítor Leal Filho

Diretora Defesa do Exercício Profissional Adjunta - Legislativo:

Diretora de Benefícios:  José Maria Peixoto

Diretor de Comunicação e Marketing: Cristiano do Couto Mourão

Diretor de Comunicação e Marketing Adjunto:  Maria Aparecida Braga

Diretor de Promoções Culturais: Regina Fátima Barbosa Et

Diretor de Assuntos do Interior: Lincoln Lopes Ferreira

Diretor de Assuntos do Interior Adjunto: Abrahão Osta Vieira