SMC alerta: Dia Mundial do Diabetes

‘Dia Mundial do Diabetes’ é marcado por alerta à comunidade

 Campanha nacional da Sociedade Brasileira de Cardiologia realiza, em 11 de novembro, em Belo Horizonte, dosagem de glicemia e aferição de pressão arterial

 ‘Dia Mundial do Diabetes’ é marcado por alerta à comunidade

Data: 11 de novembro, sábado

Horário: 9h às 12h 

Local: estacionamento do Laboratório Hermes Pardini 

Endereço: Avenida Abílio Machado, 2655 – Alípio de Melo, Belo Horizonte

Informações: (31) 3274 6839 / (31) 99328 0090

 

Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes e muitos ainda negligenciam o tratamento e as recomendações médicas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria com a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), alerta a comunidade sobre a doença que é o terceiro maior fator de risco para os problemas cardiovasculares, como infarto e derrame (AVC). Na manhã do dia 11 de novembro, especialistas da SMC irão aferir a pressão arterial, medir a dosagem de glicemia, e orientar hábitos de vida saudável.

De acordo com o diretor da SMC, Evandro Guimarães, o Brasil é o quarto país com a maior incidência mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos, Índia e China. Ele explica que há três tipos de diabetes: 1, 2 e Gestacional, sendo o tipo 2 o mais comum. “A glicemia ótima é abaixo de 100 e a hemoglobina glicada deve estar entre 5,5 a 6,4%. Acima deste nível alguém já é considerado diabético e a pessoa deve procurar um médico. Reduzir em 1% a hemoglobina glicada faz com que o paciente consiga diminuir o risco cardiovascular em 20%, o que é muito significativo”, frisa Guimarães.

O diretor lembra que os diabéticos precisam controlar a glicemia regularmente, tomar a medicação, quando indicada, fazer atividade física e ter uma dieta equilibrada. “Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido se iniciará o tratamento e assim os riscos de eventos cardiovasculares vão diminuir. A prevenção é a melhor forma de combater o diabetes e suas consequências”, destaca. Guimarães afirma que folhetos informativos estarão no site da entidade (www.cardiol.br) e serão multiplicados em redes sociais, com os sete passos para uma vida mais saudável: praticar exercícios físicos; manter o peso, evitando a obesidade; alimentar-se com pouco sal, sem frituras e com mais frutas, verduras e legumes; reduzir o consumo de álcool; abandonar o cigarro; evitar o estresse; e ter mais tempo para a família, os amigos e o lazer.

A ação conta com o apoio da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg) do Laboratório Hermes Pardini. Mais informações: (31) 3274 6839 / (31) 99328 0090.

Fonte: AI AMMG