AMMG ilumina sua sede

A Associação Médica de Minas Gerais ilumina sua fachada em celebração ao Outubro Rosa. O mês é marcado pela conscientização e luta contra o câncer de mama. Em Belo Horizonte, diversas atividades estão sendo promovidas pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais.

O tema da campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) deste ano é “Contra o câncer, Pela vida!” para alertar sobre a necessidade de uma conscientização cada vez maior, lutando pelos direitos. O cenário brasileiro desse tumor é crítico e o principal problema está no acesso ao atendimento, desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2014, está em vigor a Lei dos Sessenta Dias para que qualquer pessoa com câncer tenha tratamento na rede pública, até dois meses após o diagnóstico. Entretanto, conforme dados do Sistema de Informação do Câncer (Siscan), ligado ao Ministério da Saúde, quatro em cada dez casos esperam mais tempo que esse prazo legal para atendimento.

A prevenção ainda é a principal forma para se combater a doença e, quanto mais cedo for diagnosticada, maior é a probabilidade de cura. O presidente explica que a doença não tem uma causa definida e a evolução dos métodos de prevenção são primordiais para salvar vidas.

Veja a programação no site: http://www.mastologiamg.org.br/sbmmg/

Foto: Pedro Figueredo